quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Dia do Evangélico em Miracema é comemorada neste sabado, 24

O Dia do Evangélico em Miracema do Tocantins é estabelecido por lei municipal (Nº 087/2003), de autoria do então vereador Manoel Teixeira Neto (Manoelzinho da Sucam/PV) e sancionada pelo prefeito do PMDB (2001 a 2004), Rainel Barbosa Araújo, para o dia 24 de agosto de cada ano, véspera do aniversário da cidade.

Organizada pelo Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Miracema do Tocantins, a comemoração acontece a partir das 19h30 na Praça Mãe Domingas, parte alta da cidade, com a apresentação do cantor gospel, nacionalmente conhecido, Temis Handari.

Mas durante todo o dia as igrejas estarão recebendo fiéis para cultos e orações.
Dia Estadual do Evangélico

O dia 25 de abril é uma data importantíssima para os evangélicos do Estado do Tocantins. Através da Lei nº 2.081 de 6 de julho de 2009, sancionada pelo ex-governador Marcelo Miranda e publicada no Diário Oficial do Estado nº 2.927, fica estabelecido que o dia 25 de abril de cada ano, como o “Dia Estadual do Evangélico” dentro do Estado, de autoria do ex-deputado estadual Pedro Lima Santos, então presidente da Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas Assembleias de Deus do Seta.

FIQUE SABENDO ...

O Tocantins é um dos estados mais religiosos do Brasil, de acordo com pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas. Tanto no índice de católicos, quanto no de evangélicos, o Estado está bem posicionado no ranking nacional, conforme mostra a pesquisa.

O Tocantins está em 10º lugar em número de evangélicos, com 21,96% de sua população.
Desses evangélicos, 15,51% são pentecostais e 5,19% pertencem a outras correntes, entre elas as tradicionais.
Contudo, a pesquisa da FGV revela que o Tocantins está menos católico hoje do que quando foi realizada a última pesquisa. Naquele ano, os católicos representavam 79,83% da população (hoje são 70,6% ´.

CATÓLICOS E EVANGÉLICOS

Nenhum outro país possui 123 milhões de seguidores da religião católica como o Brasil. De cada 10 pessoas, seis se dizem regidas pelo Vaticano.
Mas o rápido processo de perda de fiéis deve mudar este cenário até 2040, quando evangélicos estarão em maior número.

O termo Evangélico (a) pode referir-se á:
• Movimento religioso protestante denominado Evangelicalismo, base teológica do Pentecostalismo e do Neo-Pentecostalismo;
• Aqueles que creem, praticam ou seguem os ensinos da corrente protestante Evangelicalista (já citada acima);
• No Brasil, o IBGE, de forma genérica, classifica ou denomina todos os cristãos e denominações religiosas Protestantes, Paraprotestantes e Restauracionistas de "evangélicos (as)".
• O termo tornou-se muito popular para referir-se a todos os grupos cristãos não-católicos e não-ortodoxos no Brasil, sendo usado até mesmo em outras partes do mundo lusófono.


(Da Redação/MIRA Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário