quinta-feira, 28 de julho de 2011

Missionária de 84 anos ministra palestra na feira Literária internacional do Tocantins

Por Junior Maciel
(Jornalista)


A missionária da junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, professora Margarida Lemos Gonçalves, é uma das palestrantes na 1ª Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), considerada o maior evento literário da região Norte do Brasil, que acontece nos dias 25 de julho a 3 de agosto, em Palmas.

Com o tema “Educação e Comportamento”, a palestra acontecerá no espaço Café Literário, nesta quinta-feira, 28 de julho, a partir das 15 horas. O foco é mostrar que através de avanços e recuos, a educação está chegando a um patamar consistente de estratégias bem definidas.

Segundo Margarida, apesar desses avanços, há alguma coisa faltando, e isto diz respeito ao comportamento. “Apesar de toda a capacidade positiva que alcançamos em nosso Estado, ainda temos alguns problemas: crianças fora da escola, outras sofrendo bullying, há também a insatisfação do professor, lutas dos pais para se integrarem na escola, entre outros. Enfim, esse algo que falta é, sem sombra de dúvidas, o amor”, alerta a professora.

Para a professora Margarida, participar da Flit aos 84 anos, é motivo de agradecer a Deus e reconhecer sua pequenez diante da “importância” do evento. “Sinto-me pequena mediante a importância do evento, onde pessoas daqui e de outros países dividem o mesmo espaço, compartilhando experiências de grandeza cultural”, diz a palestrante.

Na mesma data, a partir das 14h25, antecedendo a palestra no Café Literário, acontece o lançamento do livro “Instituições Educativas: histórias (re)construídas”, sob a organização da professora, doutora Jocyleia Santana dos Santos, ex-aluna da professora Margarida. O livro retrata a história de várias instituições educativas, que marcaram a história da educação na região. Um dos destaques deste livro é a história dos batistas brasileiros no Tocantins, que muito contribuíram para a consolidação da educação no Estado.

E ainda, com um sorriso estampado no rosto, a professora de milhares de brasileiros, Margarida Lemos Gonçalves, emocionada, resume o motivo destas duas participações na Feira Literária Internacional do Tocantins. “É o reflexo do Colégio Batista de Tocantínia, que mesmo adormecido, ainda fala à multidão”, exalta.

SERVIÇO
O Quê: Palestra “Educação e Comportamento”
Quem: Professora Margarida Lemos Gonçalves
Quando: quinta-feira, 28 de julho, 15 horas
Onde: Café Literário, Feira Literária Internacional do Tocantins – Palmas (TO)

O Quê: Lançamento do livro ““Instituições Educativas: histórias (re)construídas”
Quem: Professora, Doutora Jocyleia Santana dos Santos
Quando: quinta-feira, 28 de julho, 14h25
Onde: Café Literário, Feira Literária Internacional do Tocantins – Palmas (TO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário