quinta-feira, 25 de abril de 2013

25 de abril, Dia do Evangélico no Tocantins


Igrejas e fieis em todo Estado organizam, nesse dia, passeatas, carreatas e eventos para celebrarem essa data escolhida para homenagear esse segmento crescente em todo Brasil.
O dia 25 de abril é uma data importantíssima para os evangélicos do Estado do Tocantins. Através da Lei nº 2.081 de 6 de julho de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado nº 2.927, foi criado a lei que regulariza e oficializa o “Dia Estadual do Evangélico” dentro do Estado.
Criação do Dia do Evangélico no Tocantins
Sancionada pelo ex-governador Marcelo Miranda, a lei 2.081, que criou o dia do evangélico no Tocantins, foi idealizada pelo ex-deputado estadual Pedro Lima Santos, atual presidente da Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas Assembleias de Deus do Seta-CIADSETA.
Evangélicos no Brasil
De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, os evangélicos passaram de 17% da população brasileira em 2000 para 22,3% em 2012. Dentro desse aumento houve algumas igrejas evangélicas que experimentaram um crescimento maior, como é o caso da Assembleia de Deus, enquanto outras nada cresceram ou até perderam membros.
Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2012, o número de evangélicos no Brasil teve um aumento 61% nos últimos 10 anos. 
Tocantins Evangélico
Segundo o último Mapa das Religiões no Brasil, divulgado pela FGV em 2011, o Tocantins é um dos Estados mais religiosos do Brasil. Tanto no índice de católicos, quanto no de evangélicos, o Estado está bem posicionado no ranking nacional, conforme mostra a pesquisa. 
Na pesquisa o Tocantins apareceu em 10º lugar em número de evangélicos, com 21,96% de sua população, ou 301.631 pessoas. Desses evangélicos, 15,51% são pentecostais e 5,19% pertencem a outras correntes, entre elas as tradicionais.
Os mesmo fato se constata em Palmas, segundo a pesquisa da FGV. A Capital tinha 77,1% de católicos em sua população em 2003 e este índice caiu para 62,65% em 2009, isto é, hoje são 140.221 católicos. 
O crescimento do número de evangélicos foi ainda maior na capital (Palmas) de 2003 para 2009, passando de 16,7% (11,75% pentecostais e 4,95% das demais correntes) para 26,08% (17,44% pentecostais e 8,64% das demais correntes), ou 58.371 pessoas.
Igrejas e Sociedade
Os trabalhos desenvolvidos pelas comunidades evangélicas na sociedade tocantinense são de grande importância, pois as mesmas desenvolvem atividades que buscam a edificação das famílias e orientação espiritual para todos indivíduos que buscam nelas abrigo e amparo.
Não são poucos os testemunhos de pessoas que dizem ter mudado de vida por meio de alguma ação desenvolvida ou apoiada por algum trabalho vindo das comunidades evangélicas.
Na política também pode-se constatar a influência dos evangélicos no Tocantins. Nos vários cargos eletivos podemos encontrar vereadores, prefeitos e deputados que são evangélicos e tiveram expressivo apoio de seu segmento, levando-os assim a conquistar a pleiteada vaga.
Os dois principais sites de noticias gospel do estado, Jornal da Missão e Tocantins Gospel parabenizam a todos os evangélicos do nosso estado.

Fonte: Jornal da Missão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário