terça-feira, 24 de maio de 2011

CONSTRUA SUA AUTO ESTIMA


CONSTRUA SUA AUTO ESTIMA

João 6:35 Jesus respondeu: - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

João 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.

Entender quem você é e seu propósito na vida são as chaves para se ter uma auto-imagem positiva.

Cristo tinha uma identidade pessoal muito clara. Ele compreendia o que Deus O chamara a fazer e concentrava as energias de Sua vida no cumprimento de Sua missão (João 6:35 e 51; João 8:12,23).

Quando você fala de si mesmo em termos negativos, seu subconsciente acredita nisso e age de acordo com essas declarações.

Em vez de nossa auto-imagem estar ligada ao nosso valor como filhos de Deus, algumas vezes centralizamos nosso valor próprio em nossa aparência.

Se você está demasiadamente preocupado com seu corpo, passe menos tempo em frente ao espelho e tente focalizar seus pensamentos em outras formas de sentir-se bem a respeito de si mesmo: seus talentos, sua personalidade, se valor como cristão, etc.

A crítica de nossos familiares é outro fator que afeta a nossa auto-estima. Não é agradável ser criticado por ninguém, mas, quando alguém íntimo e querido acha defeitos em nosso comportamento, isso nos magoa muito mais! Se você se sente criticado injustamente, converse sobre o assunto de maneira positiva, sem raiva. Explique as razões para o seu comportamento com calma. Você ficará surpreso!

Mas, se sua família tem razão para as críticas, não tente dar desculpas esfarrapadas. Tente enxergar o problema do ponto de vista deles, e depois faça adaptações em seu comportamento de forma que você e eles possam chegar a um acordo.

Uma auto-imagem positiva faz com que você se sinta bem, digno de amar e ser amado. A auto-estima faz com que você sinta que é uma pessoa que tem valor, não por causa do que você faz, mas por causa de quem você é. Você é único no mundo inteiro.

Uma das melhores maneiras de desenvolver nossa auto-estima (e ao mesmo tempo, melhorar a opinião que os outros têm de nós) é através da compensação. Talvez você não possa ser o capitão do time de futebol, nem ter um carro novo. O que Aleijadinho, Stevie Wonder ou Ellen White tiveram que superar para tornarem-se um sucesso? Nenhuma dessas pessoas permitiu que seus problemas ou deficiências afetassem suas atitudes. Elas não usaram seus problemas como desculpas para desistir e aceitar o fracasso.

Leia sobre Pedro em Mateus 26:69-75 e Maria Madalena, em Lucas 8:2. Você pode imaginar a péssima opinião que esses dois tinham deles mesmos? Mas Jesus Se importou com eles, e isso fez toda a diferença.


Lembre-se disto ao tentar manter sua auto-estima:

Ø Seja bem para si mesmo.

Ø Procure amigos que o respeitem.

Ø Não fique pensando nos seus fracassos.

Ø Pense de maneira positiva, e delete os pensamentos negativos da sua vida.

Ø Faça o seu melhor. Não se compare com os outros.

Ø Se você leva a crítica a sério, não se esqueça de aceitar os elogios da mesma forma.

Ø Estabeleça objetivos realistas. Suas expectativas devem ser elevadas o suficiente para lhe dar motivação para alcançar algo novo, mas não fora das suas possibilidades e habilidades. E, acima de tudo, lembre-se de que Deus o ama incondicionalmente.

Fonte: bibliaonline.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário