Acompanhe nossa postagens no Google

quarta-feira, 8 de junho de 2011

AMIGOS - QUEM PRECISA DELES?





AMIGOS - QUEM PRECISA DELES?


As imagens e anúncios de TV e revistas declaram em alto e bom som que, se você usar certo estilo de roupas, dirigir um determinado carro e freqüentar lugares certos, será popular e terá tantos amigos que nem saberá o que fazer com eles. Mas muitas pessoas vestem a roupa certa, falam certo e fazem o que é sugerido pela publicidade, e, no entanto, ainda acham o mundo um lugar solitário. Um mundo sem amizade é desesperador e solitário.
O que realmente precisamos é o tipo de amigo que Salomãodescreve: aquele que “ama sempre”(Provérbios 17:17).

Alguém descreveu o amigo como aquele que nos conhece bem, com todos os nossos defeitos, e mesmo assim gosta de nós. Como você faz amigos?

Provérbios nos diz que para ter amigos precisamos ser amigáveis (Provérbios 18:24). Você não pode escolher seus parentes, mas pode escolher seus amigos. Para ter amigos, é necessário trabalhar por isso.

Jesus doava a Si mesmo para as pessoas; Ele ia encontra-las onde elas podiam ficar mais à vontade. Leia a história de Jesus e Nicodemos (João 3:1,2).
Estamos tão ocupados que temos pouco tempo para as pessoas. Deus nos fez para usar as coisas e usufruir a companhia das pessoas, mas hoje em dia costumamos usar as pessoas e usufruir as coisas.

Pessoas honestas e abertas tendem a atrair amigos. Não ficam o tempo todo fingindo ser algo que não são, mas são felizes e aceitam a si mesmas.
Não são o tipo de gente que fala o tempo todo apenas sobre si mesma.
Estão genuinamente interessadas em você.

Um dos segredos da amizade genuína que foi reconhecida por Salomão é a boa comunicação.

O melhor tipo de amizade é construído sobre o fundamento da confiança mútua. Confiamos em alguém da mesma forma como este confia em nós. Guardar segredos faz parte da confiança (Provérbios 20:19).

Não é apenas importante guardar segredos, mas é igualmente vital dar a seus amigos espaço para o crescimento. Amizades podem facilmente tornar-se sufocantes. Precisamos saber quando recuar e dar a nossos amigos tempo para pensar. Jesus nunca tentou forçar outros a fazerem qualquer coisa contra sua vontade. Como um verdadeiro amigo, Ele apresentava as alternativas e deixava que eles tomassem suas próprias decisões. Ás vezes essas decisões O magoavam (Marcos 10:17-23).

Se anotar os conselhos de Salomão sobre a amizade, você terá uma lista de dicas sobre como fazer e conservar amigos:

@ o amor esquece os erros; a censura destrói a amizade.
@ um amigo verdadeiro é sempre leal.
@ para fazer amigos você deve ser amável.

Aceite o desafio de fazer amigos e continuar essa amizade durante a amizade!