quinta-feira, 15 de março de 2012

O VALOR DA COBERTURA ESPIRITUAL


O valor da Cobertura Espiritual


 “Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque”. (Êxodo 17.11)


Cobertura espiritual é um assunto muito sério na Bíblia. Estar protegido por líderes tementes a Deus é um direito de todo crente, embora muitos não saibam medir o valor desta benção e se aventurem numa vida de independência ou na falta de aliança com um ministério pastoral. 

Deus estabeleceu guias para o seu rebanho, colocou sobre eles uma unção, deu-lhes autoridade sobre o inimigo e ordenou que as ovelhas andem obedientemente debaixo de sua direção:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hebreus 13.17).


Este é o lugar que elas têm de segurança, prosperidade e frutificação abundante. 

Moisés é um dos mais completos pastores que encontramos na Bíblia, um verdadeiro modelo de líder. Sua intimidade com Deus, seu coração de intercessor e sua autoridade espiritual são uma inspiração irrefutável.

 A BATALHA DE REFIDIM: 

 Na batalha de Refidim, vemos sua presença como uma tremenda ilustração da influência que o pastor pode ter sobre o rebanho. Debaixo de suas ordens, Josué havia descido com uma parte do povo para enfrentar os Amalequitas, enquanto Moisés subia a uma colina com alguns componentes de sua equipe pastoral para prover-lhes cobertura. 

A Bíblia diz que, enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, Israel prevalecia, mas nos momentos em que ele abaixava as mãos, a situação mudava e o inimigo tomava vantagem. Por isso, foi necessário que dois outros líderes, Arão e Hur, sustentassem os braços de Moisés erguidos até o final da peleja.  

Quando esta finalmente foi vencida pelos israelitas, aquele lugar que antes se chamava Refidim “Lugar de Descanso” recebeu o nome de Yawé-Nissí “O Senhor é a Minha Bandeira”. 

Muitas vezes estamos em Refidim e o inimigo vem para roubar nossa paz. 

Seu ataque pode ser através de enfermidades, desânimo, confusão, divisão, prejuízos financeiros, armas sujas que ele costuma usar contra nós. Quando isto acontece, existem duas coisas das quais não podemos nos esquecer. 


 SE LEVANTAR PARA GUERREAR: 

A primeira atitude é nos levantar para guerrear. Foi isso o que aconteceu com Josué e seus homens. Estavam acampados, gozando da benção de Deus num lugar de descanso, quando os amalequitas atacaram. 

Então, sob a ordem de Moisés, eles se puseram em ordem de batalha e enfrentaram os inimigos. 

Muitos cristãos são derrotados pela sua própria passividade. 

Diante de um ataque maligno, não reagem. Se esquecem das palavras de Pedro: “Resistí ao diabo e ele fugirá de vós”, e permitem que inimigo os domine, os saqueie e muitas vezes os derrube completamente. 

 BUSCAR COBERTURA ESPIRITUAL: 

 A segunda atitude muito importante para não tombarmos diante de investidas demoníacas é buscar cobertura à sombra dos nossos pastores. 

No episódio de Refidim, aqueles que estavam debaixo da benção e do cajado de Moisés prevaleceram e o lugar passou a ser conhecido como Yawé-Nissí, que significa “o Senhor é a Minha Bandeira”.

Quando estamos debaixo da benção daqueles que Deus estabeleceu como pastores sobre nós, é como se Deus estendesse uma bandeira de proteção sobre nossas cabeças. Aí existe segurança e vitória! 

Exatamente por isso, Satanás trabalha sutilmente para que não cheguemos a esta condição abençoada. 

Ele faz isso atacando os pastores para que se cansem e deixem de cobrir o povo (lembre-se que quando as mãos de Moisés baixavam pelo cansaço, os amalequitas prevaleciam). 

E se o inimigo não consegue êxito dessa forma, ele tenta atrair as ovelhas para um lugar sem proteção, longe dos olhos, do conselho e da cobertura de seus líderes. 

Como lamento por muitos crentes que resolvem buscar o isolamento ou a independência! Têm de seus pastores uma direção clara, mas preferem arriscar-se pelo seu próprio caminho e acabam saindo da cobertura e se tornando presa fácil para o “lobo mal”. 

 ATITUDE: 

Estamos numa jornada de conquista como igreja e o Senhor tem nos feito provar muitas vezes o descanso de Refidim. 

Acontece que nossos inimigos não querem nos dar livre passagem à terra da promessa e promovem ataques para roubar a nossa paz e para nos deter no meio do caminho. 

O que você tem que fazer? Lute, resista, saia ao campo de batalha. Não se entregue passivamente a nenhuma proposta do inferno. Mais do que isto, escolha estar debaixo do cajado de seu pastor. Eis aí o seu lugar de proteção. 

Ande em submissão, siga o seu conselho, não dê ouvidos a vozes estranhas. 

Você verá que, passada a peleja, sua vida permanecerá em segurança e prosperará na direção da Terra Prometida, lugar que mana leite e mel. 

Isso pode acontecer com você hoje. É só seguir o mesmo trajeto, o mesmo caminho, e de seu interior jorrarão rios de águas vivas. 

É só aceitar a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, busque orientação em uma boa igreja evangélica. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido em oração. 

 COMO FAZER ISSO? É SUFICIENTE?
 E MEUS PASTORES, LIDERES E EVANGELISTAS? COMO PODEMOS AJUDÁ-LOS?

 COM JEJUM E ORAÇÃO PARA COBERTURA ESPIRITUAL DE SUA LIDERANÇA




Agora vamos falar sobre um assunto muito importante no contexto de luta em que estamos entrando. 

Vamos falar sobre JEJUM e ORAÇÃO! 

Muitas vezes ouvimos falar tantas coisas sobre jejuar e orar, mas o que, de fato, é, segundo a Palavra, jejuar e orar? Para que jejuar e orar? Como jejuar e orar? 

Jejum (צוּם, cūm; נפשׁ ענּה, ‛innāh nephesh, “afligir a alma” e.g. autonegação; νηστεία, nēsteı́a, νηστεύειν, nēsteúein) é muito mais do que não comer!

Jejuar é um ato de autonegação, isto é, refutar os desejos da carne em prol do fortalecimento do espírito (Gl 5:16). 

Hoje em dia temos “novos jejuns”, como jejum de televisão, de internet, de doces etc. Independentemente do jejum que se faça o que determina se ele será ou não válido pode ser resumido em:
  • Se há comprometimento em aumentar o tempo, a intensidade e a frequência de suas orações e períodos de tempo reservados a Deus; 

  • Se o jejum é um ato de sacrifício; 
  • Se há mortificação da carne e fortalecimento do espírito. 


 Mas por que nós jejuamos? Como forma de: 

• Clamor ao Senhor (Joel 1:14; Dn 10:13) 
• Santificação (Joel 2:12,13) 
• Fortalecimento espiritual (Mt 4:1,2) 
• Cobertura espiritual (Ester 4:16) 
• Buscar a direção de Deus (Esdras 8:21, 2Cr 20:3) 
• entre outros... 

E é exatamente sobre o jejum como forma de cobertura espiritual que vamos observar! 

E para isso estudaremos em breves palavras algo sobre a vida de Ester!

Ester foi uma moça judia que se torna rainha por causa do seu casamento com Xerxes, rei da Pérsia. Seu livro na Bíblia é um dos maiores exemplos de coragem, ousadia, fidelidade ao seu povo e INTERCESSÃO.

Sim, Ester foi uma grande intercessora!

Lendo a história vemos sua intercessão pelo seu povo em detrimento aos planos de Hamã. 
Mas o que chama atenção é como Ester TINHA COBERTURA ESPIRITUAL DE JEJUM E ORAÇÃO antes de sair ao encontro ao rei. 

Sua tarefa parecia que era simples: falar com o rei sobre o que Hamã planejava para prejudicar o povo judeu; mas, segundo a lei, ela não podia ir à presença do rei sem que fosse chamada e isto não acontecia há mais de um mês com Ester (Et 4:11). 

Sua atitude foi incisiva: DECLARAR JEJUM E ORAÇÃO A TODO POVO JUDEU PARA SERVIR COMO ESCUDO ESPIRITUAL PARA SUA VIDA! Veja: 

 “É do conhecimento de todos [...] que ninguém, seja homem ou mulher, pode entrar no pátio de dentro do palácio para falar com o rei, a não ser que tenha recebido ordem para isso. A lei é esta:quem entrar sem licença do rei será morto, a não ser que o rei estenda o seu cetro de ouro para essa pessoa [...]” Et 4:11 (NTLH) “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei.” Et 4:16 (NTLH) 

 Assim como Ester, que estava a frente de seu povo, muitas pessoas mais precisam da nossa intercessão através de jejum e oração: líderes, pastores, evangelistas etc.

Os pastores e evangelistas principalmente precisam de oração e jejum porque trazer almas para Jesus irrita o diabo e além do mais, o próprio Jesus nos afirmou que certos demônios só saem com JEJUM E ORAÇÃO:

 “E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” Mc 9:29 (ARC)

O poder do jejum e da oração é tão tremendo que vemos o desdobramento da história de Ester:

 “No terceiro dia de jejum, Ester se vestiu com as suas roupas de rainha [...] E, quando ele (o rei) viu a rainha Ester esperando lá fora no pátio, teve boa vontade para com ela e estendeu-lhe o seu cetro de ouro. Ester entrou, chegou perto dele e tocou na ponta do cetro. E o rei perguntou: — O que está acontecendo, rainha Ester? O que você deseja? Peça o que quiser, que eu lhe darei, mesmo que seja a metade do meu reino [...]" Et 5:1,2,3 (NTLH)

Veja o que o jejum e a oração fizeram na vida de Ester! Aquela que deveria ter sido morta por sua insolência de ir à presença do rei sem ser chamada foi poupada e, ALÉM DISSO, teve o rei disposto a fazer todas as suas vontades!! 

Aprenda isso: DEUS HONRA O SEU JEJUM E ORAÇÃO!!! Mas lembre-se das palavras do Senhor Jesus: 


 "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará." Mt 6:6,16,17,18 (ARC)

 PORTANTO, VOCE QUE É EVANGÉLICO, NÓS, QUE ESTAMOS EM LUTA CONTRA AS TREVAS, TEMOS QUE NOS POSICIONAR COM JEJUM E ORAÇÃO! ESTA É A PALAVRA DO SENHOR!

 Fontes: http://www.aguavivabocaina.com.br/index8.htm e outros sites evangélicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário