domingo, 9 de junho de 2013

Segundo Domingo de Junho. Hoje é o dia do Pastor

Todo o segundo domingo do mês de junho é comemorado o Dia do Pastor, a data não está no calendário oficial do país, mas muitas cidades possuem leis próprias sobre a comemoração.

Não sabe-se bem a origem desta data, mas é bem provável que tenha surgido entre os batista na década de 50 quando existia segundo informações da Convenção das Igrejas Batista Independentes uma data para recolher ofertas para pastores aposentados promovido pela junta da beneficência. Dai esta data começou a ser chamada de dia do pastor.

O TG não tem noticia de que já exista esta data oficializada em algum dos municípios tocantinense, mas segundo informações do portal gospel prime a data já foi oficializada em algumas localidades por meio de leis municipais ou estaduais como aconteceu em Teresina (PI), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) no Estado do Rio de Janeiro, Distrito Federal e outras.

No inicio o dia do pastor era comemorado no segundo domingo maio, mas por maio ser o mês das mães a data passou a ser comemorada no segundo domingo de Junho e segundo informações do site da Convenção das Igrejas Batista Independente a data tem como objetivo: Levantar oferta para ajudar pastores aposentados ou em necessidade, homenagear o pastor local de cada igreja e os pastores que já pastorearam a igreja e com estas comemorações despertar jovens para a vocação pastoral.

Muitas igrejas comemoram esta data como o dia do pastor, porém existem denominações que tem a sua própria data pra comemorar o dia do pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário