sexta-feira, 7 de junho de 2013

Joel Borges apresenta PL em defesa da arte evangélica

Nesta quinta-feira, 06, durante sessão ordinária, o vereador Joel Borges (PMDB) apresentou Projeto de Lei sobre o reconhecimento da arte evangélica como cultura. Segundo ele, a arte evangélica são todas as manifestações artísticas e culturais pessoais ou coletivas, típicas da conduta cristã, exceto o culto convencional e regular prestado a Deus em templos, casas de família ou ambientes públicos, obedecidos preceitos constitucionais. “Sendo assim pedimos que a mesma seja reconhecida como Expressão Cultural neste Município”.
Em seu discurso, Joel Borges justificou o PL, dizendo que a Igrejas Evangélicas, instituições de cunho religioso, dentre as suas diversas atividades espirituais, ocupa-se, também da manifestação artística e cultural, notadamente através de vigílias e marchas, como instrumento de manifestação pública do pensamento coletivo; músicas, musicais, gravações em áudio, vídeo ou audiovisual; publicação de livros, jornais, revistas e outros periódicos; danças; artes plásticas; shows e outras manifestações.
Para o vereador, o projeto nasce do apelo do povo evangélico, em cujo meio grassam inumeráveis manifestações artísticas a ele inerentes, e tem a justa pretensão de amparar essas manifestações e seus agentes que, indubitavelmente, tem cooperado para o resgate da moralidade e da cidadania.
Ele disse ainda que é necessário que se observe que nos meios de comunicação em massa, há a inquestionável presença da arte evangélica como cultura, valorizando as diversidades de gêneros musicais existentes no Brasil, tendo na mídia religiosa o seu maior veículo de disseminação e de inspiração, possibilitando o acesso a toda a população.
Joel Borges ressaltou ainda que os evangélicos são grupos formadores positivos da sociedade brasileira, participantes, de modo efetivo, do processo de criatividade e do bem estar do ser humano.

Requerimentos
Além de apresentar o Projeto de Lei, o vereador solicitou a abertura de linha de financiamento junto ao Banco do Povo para artistas com pretensão à gravação de CD e DVD. Segundo ele, o objetivo é viabilizar a divulgação artística dos profissionais palmenses.
Outra solicitação do vereador Joel Borges foi apoio da Fundação Cultural para a produção e gravação de CD evangélico de artistas da Capital, o que irá contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da cultura dos mesmos em Palmas. .
Joel Borges pediu ainda a disponibilização de uma ambulância do SAMU na Praça dos Girassóis e que a mesma esteja devidamente equipada com instrumentos e profissionais para ficar na Praça dos Girassóis, à disposição de mais de cinco mil pessoas que visitam os poderes públicos e/ou neles trabalham diariamente, além de comerciantes, comerciários e clientes, que sejam vitimados por algum tipo de acidente que possa lhe ser fatal.

Assessoria de Imprensa: Inez Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante. Obrigado por deixar o seu comentário